Educação
Trabalho da disciplina de Ludicidade e Psicomotricidade com a finalidade de desenvolver uma pesquisa sobre o brincar em diferentes espaços.
Tutora: Ana Figueredo
INTRODUÇÃO
O BRINCAR NA ESCOLA
Observei uma turma de 1ª série, onde foram brincar de viuvinha. Quando a professora Mariana disse a seus alunos que iriam brincar no pátio foi uma alegria só. Ao chegar no pátio fez as combinações com eles, onde não poderiam correr, brigar, bater no colega e disse-lhes que todos iriam brincar de viuvinha. Foi escolhido então uma menina para ser a viuvinha, após o final da música a menina que estava no meio abraça um colega e este será o próximo a ficar no meio. Percebi durante a brincadeira entusiasmo e alegria em todos e que ali parecia um momento eterno, só o fato de dizer “vamos brincar” já muda tudo não é a mesma coisa que dizer “vão brincar”, porque o “vão brincar” é algo tão solitário, mas “vamos brincar” é junto. A felicidade em brincar, se expressar, embora fosse uma brincadeira dirigida estava estampada no rosto de cada um deles. Quando se faz uma brincadeira dirigida, percebo que as crianças se entusiasmam mais, pelo fato de terem uma direção a seguir e que tem alguém ali sempre para protegê-lo, isto falo em relação aos pequenos.
DESENVOLVIMENTO
“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade (Vygotsky, 1998).”
BRINCAR= Segundo o dicionário que dizer: divertir-se, distrair-se; dizer algo engraçado. É comunicação, expressão, associando o pensamento e ação, um