Resenha população
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 6 ed. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 2011. 383 – 385 Pg.
Acadêmica do curso de Geografia
Thays Lourranne P. de Sousa
Identificação do autor
Jurandyr Luciano Sanches Ross é um geógrafo brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre-docência em Geografia Física pela mesma Universidade. É membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, da Revista Brasileria de Geomorfologia, do conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo. Foi chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP de 1983 até 2010. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planejamento ambiental e produção do conhecimento geocientífico.
Apresentação da obra
População corresponde ao contingente de pessoas, que ocupam um determinado espaço geográfico. Estando relacionado diretamente, ao grupo de pessoas da região rural ou urbana. O presente trabalho irá abordar as diferentes teorias da desenvolvimento e crescimento da população.
Descrição da estrutura
A estrutura do texto está dividida em tópicos e sub-tópicos, com o foco de tornar inteligível o processo e os principais conceitos para o bom crescimento da população.
Descrição do conteúdo
Nos séculos XVIII e XIX, nos países que se industrializavam, aumentou a produção de alimentos, e a população que migrava do campo, encontrava na cidade uma situação socieconômica e sanitária muito melhor. Thomas Malthus analisando a relação entra a produção de meios de subsistência e a evolução demográfica, afirmou que o crescimento da população excedia a capacidade da terra de produzir alimentos, e então afirmou que a população mundial cresceria em um ritmo de