Educação
Título: Brincando com o Folclore
Responsáveis: Diretora Leila de Souza Domiciano Oliveira, Coordenadora Beatriz Nunes de Pinho , Profª Andréia Fernandes, Profª Renata Cristina Lucas, Profª Angela Maria Moreira, Profª Jaqueline de Morais Fagundes, Profª Vanessa Nazareth Soares e toda Equipe do CEI.
Publico alvo: crianças de 1 ano e 5 meses a 3 anos e 11 meses
Justificativa: Nessa idade, as crianças estão começando a mesclar o comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando era bebê), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança tem a necessidade de fingir ser alguém diferente, de fantasiar situações enfim de sonhar. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Acreditamos então no folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quando mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivos:
• Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo;
• Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas;
• Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
• Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
• Estimular o ritmo
• Repassar valores culturais
• Resgatar tradições brasileiras relacionadas ao nosso folclore.
Metas: Espera-se que ao final do projeto pelo menos 75% dos objetivos