Educação
O caráter ideológico da educação é deixar clara consciência social, referencialmente à conscientização do ser humano, é o pensamento do como um todo, que são os indivíduos dotados de condições materiais e intelectuais, etc.
Para o fechamento da discursão é preciso estudar o problema da consciência geral na forma coletiva e individual, o autor mostra que necessita estabelecer que não a educação sem ideias da educação. Em nossa sociedade civilizada pode ocorrer duas maneiras de ideias sobre a educação. A primeira é de modo primitivo de ideia inconsciente. A segunda na sociedade pode preservar a conscientização de ter a plena consciência, isso no pensamento dos professores e legisladores educacionais.
O proposito da educação é clara e inclusiva que procede no processo educacional, por esse motivo que é o caráter ideológico, constituindo um processo social e não um processo material.
A educação é um fenômeno social total. Para melhor entendimento é necessário o emprego da categoria de totalidade, tem como característica uma visão de um todo conjunto de valores reais, os sociais, quem influenciam as reações gerais que mostram a realidade social, os efeitos ocorrente no contexto do homem em seu meio. O papel da educação é ser o mediador para as interações do ser com os outros, trabalhando uma parte como um todo, num processo conscientizado.
A noção de totalidade introduz uma nova percepção de fato sociais, como as campanhas de alfabetização e educação para adultos, porque coloca o esclarecimento do principio de totalidade.
Alienação educacional como característica da atividade pedagógica do país em vias desenvolvimento
O que é alienação? Na filosofia tem o conceito que define a condição de um ser que se encontra privado de sua essência, que se encontra fora dela.
A alienação no sentido histórico e social é referente ao individuo ou da comunidade que aceita passivamente as ideias e escolhas por outra pessoa ou comunidade, deixando