Educação à distância
Estamos vivendo a Era da Tecnologia e com ela abrimos espaço para novos desafios, a educação a distância é um exemplo disso, são necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas buscando corresponder às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, a modalidade de ensino à distância faz uso dos novos recursos tecnológicos, atendendo a um número muito maior de pessoas que, na maioria das vezes por falta de tempo ou necessidade de trabalhar, não podem fazer um curso presencial. A Ead por sua vez, garante o acesso ao conhecimento e a oportunidade de uma formação técnica.
Em um curso a distância se encontram algumas dificuldades, as frustrações podem estar motivadas por vários fatores: ausência de ajuda ou resposta imediata por parte de tutores ou colegas, instruções ambíguas no curso, problemas técnicos, inadequação do modelo pedagógico aos estilos cognitivos, características pessoais dos estudantes e dificuldades relacionadas com aspectos da situação vital dos alunos(aspectos sociais, familiares e pessoais). Os alunos apresentam, durante seu processo de estudo inicial, dificuldades de tempo, de organização e planejamento sobre quando e como estudar, além da confusão sobre as condições e demandas de aprendizagem, já que reconhecem que se trata de uma experiência de aprendizagem nova diante da qual não sabem como atuar.
No entanto, o ensino em Ead permite a abertura, flexibilidade de horários, eficácia, formação permanente e personalizada, economia de recursos financeiros e a atualização constante de conteúdos. O ensino torna-se sólido, dinâmico e objetivo. Ao contrário da educação presencial, o aluno é quem decide quando, como e onde estudar, deve ser curioso na busca do conhecimento, precisa ser autodidata, capaz de saber levantar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas