Educação e sociedade
Eu e minha família somos do interior do estado de origem humilde de agricultores, que traz em nossa história as marcas de sertanejos que um dia passou fome, e que viveu em lugares afastados sem energia elétrica ou sem qualquer outra tecnologia.
Graças a nossa vontade de trabalhar hoje temos o suficiente, Inclusive nossa casa própria. Eu em particular acredito que existe uma esperança para todos aqueles privados de perspectivas para uma melhor condição de vida, e é através da educação o qual acontece este processo. As pessoas têm diferentes prioridades e perspectivas diferentes. Algumas pessoas querem obter educação para ser mais inteligente e erudito, enquanto outros querem ganhar mais dinheiro. No entanto, a educação não garante uma alta posição no escritório ou um vasto leque de amigos inteligentes. Educação é considerada uma forma de outro mundo, outra classe, outro nível social ou econômico. O que acontece é que algumas pessoas não têm a oportunidade de obter educação por causa de seu nível de baixa renda.
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (*)
Os Fatores Sociais que Intervém no Processo Educativo
Alberto Noé (**)
(*) Publicado na Revista Avaliação
Universidade de Campinas
Campinas, vol. 5 nº 3 (17) ? setembro 2000
(**) Doutor em Sociologia (USP)
Profesor do Programa de Doutorado em Ciencias Sociais da Universidade de Buenos Aires
e-mail: albenoe@gmail.com
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade. Trataremos de encontrar as articulações existentes entre as proposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quais emergem.
Também delimitaremos o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais