Conceito de dança
DISCIPLINA - METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA
ALUNA – EDVANDA GOMES CARNEIRO
PROFESSORA – AMANDA NOVAES
CONCEITO DE DANÇA
Segundo o site Wikipédia (a enciclopédia livre), a dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "videodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
Vemos a dança como uma forma de expressão corporal que nos leva a momentos de descontração, relaxamento, motivação, harmonia física e mental. A dança nos leva a melhorar a percepção da vida e do ambiente que nos cerca, levando-nos a um estado de satisfação interior que nos permite melhorar a qualidade de vida em todos os sentidos, principalmente no psicológico.
A dança também é uma expressão do belo, não importa em que ritmo ela se expresse e é também uma forma de recuperar e manter a autoestima em qualquer faixa etária. Entendemos a dança como uma necessidade do mundo contemporâneo, onde a agitação diária precisa ser amenizada com horas de dedicação saudável ao corpo. A dança entra nesse contexto como um dos