conceito da dança
De
Ed. Física
Toledo/PR
26/11/2013
CONCEITO DA DANÇA
Dança é uma forma de arte onde se utiliza os movimentos do corpo para expressar-se, acompanhados por música. A dança é uma forma de interação social com fins de entretenimento. Diz-se da dança como conceito que é também uma forma de comunicar-se usando uma linguagem própria, não verbal entre os humanos, onde o dançarino ou a dançarina pode expressar seus sentimentos e emoções através de seus movimentos e gestos.
O ritmo, elemento indispensável na dança, é também um elemento considerado básico da música. É natural para acompanhar o movimento da dança com o canto rítmico. Dança e música são companheiros inseparáveis dentro do ritual próprio da dança ou de um baile.
Nas civilizações mais antigas, a dança era considerada um elemento de suma importância nas comemorações dos templos. No Egito, os sacerdotes e sacerdotisas, acompanhados por instrumentos, realizavam movimentos para comemorar os eventos importantes na história dos seus deuses imitando padrões cósmicos, como por exemplo, o ritmo da noite e do dia.
Desde o início dos tempos, o movimento sagrado, as canções e os relatos se uniram às pessoas nos movimentos cerimoniais e a comemorações como parte da vida cotidiana e momentos da vida, a dança sempre esteve presente na meditação e na renovação diária do ser humano. Todas as sociedades, desde seus inícios usa a dança de muitas formas elevando o ânimo com esses movimentos estabelecendo alegria e euforia nos círculos aonde a dança é praticada. Os artistas da dança, junto com o ritmo da música, inspiram as pessoas a mover o corpo e participar desse momento alegre e cheio de energia.
Podemos usar como exemplo as danças dionisíacas da Grécia antiga. Seus moradores, depois da colheita das uvas, para celebrar a ocasião com uma embriaguez em homenagem a Dionísio (Baco em Romano).
A dança está presente até hoje em todas as