Dança: conceito, histórias, danças brasileiras e amapaenses
DINAELZA DE PAULA
DORIVAN EUROPA
NATÁLIA MAGAVE
TAINÁ PÂMELA MONTEIRO
VANUSA BORGES DOS SANTOS
DANÇA: conceito, histórias, danças brasileiras e amapaense
MACAPÁ/AP
2011
FACULDADE ATUAL
Instituto Superior de Educação Atual
DINAELZA DE PAULA
DORIVAN EUROPA
NATÁLIA MAGAVE
TAINÁ PÂMELA MONTEIRO
VANUSA BORGES DOS SANTOS
DANÇA: conceito, histórias, danças brasileiras e amapaenses
CONHECENDO MINHA CULTURA
MACAPÁ/AP
2011
TEMA: Conhecendo minha cultura
APRESENTAÇÃO
Cada vez mais a dança vem sido incluída nos estudos escolares, juntamente com outras artes criativas como a música e as artes plásticas, as crianças tem a possibilidades de aprender pela experiência com o próprio corpo, a agirem livremente no espaço em que vivem, interagirem com as pessoas que as cercam, alem de expressarem sentimentos e pensamentos através de formas diferentes de comunicação corporal.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro
JUSTIFICATIVA
A criança nasce, se desenvolve e cresce, conhecendo o mundo e vivenciando experiências através do próprio corpo. É esse o meio de ação que ela utiliza para explorar e interagir no espaço em que vive. Em todas as fases observa-se a importância do corpo como forma de expressar suas emoções.
A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não se limita a uma ação puramente pedagógica, mas também psicológica, pois em outros fins busca normalizar ou melhorar o comportamento da criança.
As atividades lúdicas em danças têm proporcionado diversos benefícios no que se refere aos aspectos físicos, emocionais, sociais e intelectuais