Segurança e Técnicas de Laboratório
Química Tecnológica – 1/2014
Segurança e Técnicas Básicas de Laboratório
Turma: PF4
Isabella Cristina de Melo Reis
Professora: Vanessa
1. Substâncias químicas tóxicas
Uma substância é considerada tóxica quando a mesma causa efeitos danosos à saúde do ser humano. Para que uma substância química seja prejudicial para o homem deve haver um meio de transmissão que permita o contato entre ambos. O tipo e a via de exposição podem influenciar no grau de toxicidade de uma substância. Há três vias de exposição predominantes: penetração através da pele (penetração dérmica), penetração por inalação (pulmões) e por ingestão (trato digestivo).
Penetração Dérmica – A intoxicação através da pele é uma das mais frequentes, entretanto a derme funciona como bloqueadora de inúmeras substâncias químicas. Uma substância só causa efeitos tóxicos se penetrar na pele, o contato superficial não é suficiente para intoxicar um ser humano. Se conseguir ultrapassar essa barreira, seu efeito dependerá: do grau de absorção da substância (quanto maior a absorção, maior o efeito tóxico) e da integridade da pele (absorvida mais rapidamente pela pele danificada, ferida ou esfolada, do que pela pele intacta). Alergia e irritação na pele são sintomas comuns das pessoas que se sujeitaram à exposição dérmica.
Penetração por Inalação – Os pulmões estão frequentemente expostos à substâncias tóxicas, porém, diferentemente da pele, eles não possuem uma barreira protetora à toxicidade das mesmas. Devido à função majoritária dos pulmões, que é a absorção de oxigênio do ar para o sangue e liberação de dióxido de carbono, seus tecidos são finos e permitem a passagem de outras substâncias além do oxigênio. Entretanto, a absorção por inalação só ocorre com compostos na forma aerodispersóide (gotículas e partículas em suspensão no ar) e com alta volatilidade. Os