tecnicas de segurança em laboratorio
Pato Branco,11 de agosto de 2014.
Nome:Jhoni Tybrski
Curso:Engenharia Elétrica 2ºPeríodo Turma A
Matéria:Química
Prática em Laboratório Aqui veremos as técnicas de segurança em laboratório e uma experiência utilizando magnésio. Algumas regras básicas para se estar em laboratório. As técnicas de segurança começam tendo muito cuidado por onde anda, ter cuidado com movimentos rápidos ou fortes para não esbarrar nos equipamentos ou nos colegas que podem estar trabalhando com algum reagente ou mistura.Ao assender um fósforo, riscá-lo em direçã ao chão, evitando assim acertar o colega ou a si mesmo.Nunca entra com comida ou bebida,não fumar,sentar na bancada,não usar cabelo comprido solto, evitar trabalhar solitário, não manusear sólidos ou líquidos por curiosidade.Sempre lavar as mãos antes, durante e após trabalhar em laboratório, conhecer o locar do chuveiro de emergência, lava-olhos, e suas operacionalizações, conheçer a localização e os tipos de extintores de incêndio e conheçer a saída de emergência.Utilizar roupas que cobrem o corpo todo (camiseta manga comprida e calça comprida), jaleco de algodão, luvas, sapato fechado, óculos de proteção. Iremos queimar magnésio e analisar o resultado. Foi selecionado uma lasca de magnésio de cor escura e brilhante, medida em uma balanca resultando em 9,4g (gramas) de magnésio e então exposto a chama do bico de bousen.Esta reação é uma reação exotérmica.Imagem tirada em aula.
Ao entrar em contato com a chama, o magnésio brilha fortemente enquanto um gás de cor branca sai da reação.Imagem adaptada de Mundo Educação:
Através da queima do metal magnésio obtemos óxido de magnésio,que fica de cor cinza e não brilhante e pesa 0,6g (gramas).A reação balanceada fica da seguinte forma:
2Mg + O2 => 2MgO3 A reação é irreversível.pois o magnésio foi consumido pelo fogo.Esse resíduo pode ser misturado com a água, peneirado e obtendo