Normas e Técnicas de Segurança em Laboratório
Objetivo
Toda e qualquer prática em laboratório apresenta risco e propensão a acidente. A Norma técnica de Segurança em Laboratório tem como objetivo alertar, evitar e como proceder caso algum acidente ocorra. Este relatório e destinado aos acadêmicos do Curso de Química Básica e possui os requisitos mínimos para garantir qualidade e segurança durante as aulas.
Materiais e Métodos
O uso de equipamentos de proteção e manuseio é fundamental para segurança básica dos alunos, também muito importante é o conhecimento dos símbolos de identificação. Listados abaixo está as principais normas de segurança e os símbolos de identificação:
O laboratório é um lugar de trabalho sério. Trabalhe com atenção, método e calma.
Siga rigorosamente as instruções específicas do professor. Experiências não autorizadas são proibidas.
Localize os extintores de incêndio e familiarize-os com o seu uso. Não fume no laboratório. Prepare-se para realizar cada experiência, lendo antes os conceitos referentes ao experimento e o roteiro da prática. Use um avental (jaleco) apropriado. Evite conversas desnecessárias no laboratório. Nunca deixe frascos contendo solventes inflamáveis próximos à chama. Evite contato de qualquer substância com a pele. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substâncias corrosivas como ácidos e bases concentrados. Todas as experiências que envolvam a liberação de gases e/ou vapores tóxicos devem ser realizadas na câmara de exaustão (capela). Sempre que proceder a diluição de um ácido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitação sobre a água, e não o contrário. Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substância, não volte a extremidade aberta do mesmo para si ou para uma pessoa próxima. Não jogue nenhum material sólido dentro da pia ou nos ralos. Não trabalhe com material imperfeito. Comunique ao seu professor qualquer acidente, pôr menor que seja. Antes de