Educação a Distância
Dilermando Piva Jr1, Claudio Roberto Leandro1
1
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – Centro Paula Souza (FATEC)
Rua D. Pedro I, 65 – Cidade Nova – Indaiatuba – SP – Brasil. pivajr@gmail.com, crleandro@terra.com.br
Abstract. Innovation technology has required a high productivity of knowledge generation and diffusion. Within this context, schools are searching for new possibilities of knowledge platforms to ensure an environment oriented to technological learning. The classic learning model has been substituted by distance learning architectures. The main problem of adopting distance learning by schools is the difficult to measure the return on investments. This paper aims at analyzing how classic business management tools can align knowledge platforms to the strategy of schools.
Resumo. Em um contexto de inovação tecnológica, as instituições de ensino buscam a construção de plataformas de conhecimento através da gestão da aprendizagem eletrônica. A visão clássica do processo de ensinoaprendizagem tem sido substituída pelos sistemas de educação a distância
(EaD). Os custos e os benefícios envolvidos no desenvolvimento e na operação de um sistema de EaD ainda são bastante subjetivos para os especialistas na área. Este artigo tem o objetivo de apresentar como as ferramentas clássicas de análise estratégica, econômica e financeira podem contribuir para a análise de retorno de investimento em sistemas de educação que utiliza o canal EaD.
1. Introdução
A educação a distância, e sua utilização no ambiente educacional, é recente e bastante diversa em suas aplicações, tornando as estimativas de custeio e retorno sobre investimento mais uma questão subjetiva do que um método logicamente estruturado.
De fato, são ainda poucas as escolas que, efetivamente, se reportam aos reais custos da
EaD (Educação a Distância). Isso decorre de questões importantes e fundamentais que ainda não são