educação a distancia
Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico e Tecnologia na Educação
Discente:
Tutor:
É o processo de ensino-aprendizagem onde o aluno é seu próprio gestor na aquisição de conhecimentos. Dessa forma, o professor é apresentado apenas como um dos recursos para esse processo. A aprendizagem autônoma é importante para o aluno pelo fato de que a aprendizagem vai ser determinada pelo esforço e velocidade imposta pelo mesmo.
O aluno como sujeitos, o processo de construção do seu próprio conhecimento. Neste contexto, o ambiente de aprendizagem e a proposta pedagógica devem ter como objetivo promover a autonomia e a reflexão crítica. Por esta razão, é necessário dar a importância adequada aos aspectos da comunicação e suporte entre alunos, professores e tecnologias.
Agente da aprendizagem é o próprio aluno, pois na proposta de ensino a distância a aprendizagem é autônoma. Ou seja, o aluno deve aproveitar-se dos meios tecnológicos e materiais disponíveis para o seu uso para alcançar o máximo grau de conhecimento adquirido no decorrer do curso. Será o aluno também que vai decidir o passo e a velocidade de seus estudos, bem como o tempo designado as esses estudos. Ou seja, durante todo o processo da aprendizagem, será próprio aluno quem determinará o sucesso em aprender o conteúdo curricular.
Neste novo modelo de educação, os tutores desempenham mais o papel de facilitadores do que de especialistas, pois os cursos são menos estruturados e mais personalizados, cabendo aos próprios alunos cuidar de sua instrução.
Controle e acompanhamento permanente do trabalho de professores, tutores, estagiários de atendimento e secretaria, são igualmente cruciais, pois a interação com o aluno dá-se de inúmeras formas e todas elas são essenciais ao sucesso da aprendizagem. Fundamental para obter sucesso nas atividades a distância, pois promove facilidades no processo de aprendizagem, pois leva a sala de aula para onde o aluno esteja. Há várias