avaliação
Avaliação da aprendizagem, tomando como referência à práxis avaliativa de professores e supervisores de forma crítica. Tem por finalidade precípua analisar o papel do supervisor no processo de avaliação face aos resquícios do ensino tradicional que ainda estão inseridos na prática de alguns professores.
Objetiva, ainda, demonstrar como a ação supervisora escolar pode, dentro dos aspectos práticos da relação professor/aluno, acompanhar as mudanças paradigmáticas da avaliação, apesar das barreiras que existem no processo de avaliação, Ensino x aprendizagem com a função educativa.
A construção de um referencial para a avaliação do desempenho docente pressupõe o recurso a um conjunto de referentes. Neste sentido, recorreu-se aos referentes de origem interna e externa. ORIGEM INTERNA: Documentos orientadores do Agrupamento: Projeto Educativo, Plano Anual e Plurioanual de Atividades, Plano Anual de Formação, Projetam de intervenção do Diretor, Regulamento Interno, regimento interno de substituições, permutas e antecipação/adiamento de aulas; Perfil docente; Instrumentos de registro para a avaliação do desempenho docente anteriores.
Resultado da avaliação (Art. 20.º) São validadas as classificações que: Tenham sido atribuídas no respeito e observância dos normativos legais (parecer do relatório de auto-avaliação e documentos de registro e avaliação);
Estejam fundamentadas em factos comprovados e/ou verificáveis através dos registros arquivados no processo individual do professor ou de outros documentos legais;
Com o diagnostico do Saeb, prova Brasil Indica uma forma de avaliar mais específica, englobando conteúdos distintos e em pequena escala, constitui-se em uma avaliação interna no espaço da sala de aula. A Avaliação Educacional retrata a educação adquirida pelos alunos, a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula, rotineiramente organizadas pelo professor.
É a avaliação realizada pelo professor que acontece em sala de aula e