EDUCAÇÃO A DISTANCIA
Após a compreensão deste conceito, dado pelo Ministério da Educação, sobre o que é a Educação à Distância, nos resta desmistificar tal modalidade compreender porque ela se torna cada dia mais procurada e vem englobando grande número de adeptos em todo o país.
Quando nos deparamos com o termo Educação à Distância, logo nos remetemos a ideia imediata de ausência de professor e aluno em ambiente convencional, nos formatos de sala de aula, onde existe a interação direta e presencial de ambos. Moore (1990) nos diz que “Educação à distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. Educação à distância é um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por: grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional”.
Com o advento da tecnologia, podemos afirmar que a mesma contribuiu muito para o desenvolvimento da EAD, pois muitas barreiras foram transpostas e hoje observamos como que as características essenciais desta modalidade são a flexibilidade do espaço e do tempo, abertura dos sistemas e maior autonomia do aluno. O sucesso do aluno dependerá de sua disciplina, vontade e principalmente de grande motivação e de suas condições de estudo.
Na Educação a Distância professor e aluno não estão juntos fisicamente, porém conectados. Não tem contato físico, visual, presencial... mas sim contato virtual, vencendo barreiras de espaço e tempo. Deve-se pensar em uma sociedade educativa, trocas de experiências, onde o professor deverá preparar sua aula voltada para o