transdiciplinares
UNIASSELVI
DAYANA SANTOS
DINÁ SILVA L. DE BARROS
NATALLY MATOS RODRIGUES
RONARA VIEIRA DO N. MOTA
ITABUNA/BA
2014
DISCIPLINA: ESTRUTURAS CURRICULARES – INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
AVALIAÇÃO FORMATIVA 1
A educação em tempo integral apresentada pelo novo plano nacional de educação (PNE) para os próximos 10 anos (2011 – 2020) para 50% das escolas públicas de educação básica, é uma proposta que não só agrada às famílias como também representa um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia inteiro e não conseguem dar o suporte necessário aos filhos no âmbito educacional, isto sem levarmos em consideração a qualidade de um tempo ocioso que muitas crianças e adolescentes vivenciam. Atendendo a demanda de tempo integral dos educandos no referente às dificuldades da família e inatividade do tempo livre dos mesmos, algumas instituições resolveram aderir ao projeto Mais Educação, que é um projeto do governo federal que busca aprimorar os conhecimentos e o processo de aprendizagem de forma lúdica.
A educação que este Programa quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola. A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos... É tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã. (Plano de Desenvolvimento da Educação)
Este trabalho sócio pedagógico é realizado em turno oposto mantendo assim a clientela escolar em tempo integral. O objetivo desse projeto é desenvolver um trabalho lúdico e prazeroso com os educandos no turno vespertino como: dança capoeira, pinturas, artesanato, arte cênica projeto de leitura, ética e cidadania.