Manutenção Naval
A indústria naval sempre teve grande importância para várias atividades, seja na parte econômica, com o transporte de cargas, na marinha ou até mesmo no turismo.
A atividade de manutenção naval deve ser realizada para que a embarcação não tenha problemas em seu funcionamento, assim evitando falhas a bordo.
Por se tratar de grandes construções, nos estaleiros deve-se priorizar a manutenção de equipamentos que não podem ser reparados a bordo, como por exemplo, a hélice e o casco.
Já a bordo, pode ser realizadas manutenções em equipamentos internos, como por exemplo, uma trinca em uma solda na parte interna da embarcação.
DESENVOLVIMENTO______________________________________________________
Além da construção, o estaleiro é responsável também por algumas atividades de manutenção dos navios. A atividade da manutenção naval também é realizada a bordo.
A bordo a manutenção pode ser preventiva e corretiva.
• Preventiva
Na manutenção preventiva temos o sistema 3-M. O sistema 3-M do navio (Manutenção e gerenciamento do material) foi criado para ajudar a gerenciar a manutenção requerida numa atmosfera de crescente complexidade de equipamentos, maior tempo em operação e declínio dos recursos disponíveis. O sistema 3-M é um sistema integrado para melhorar o gerenciamento da manutenção e prover o colecionamento e a disseminação das informações relacionadas com a manutenção para uso no desenvolvimento de melhor gerenciamento, análise de engenharia e técnicas de manutenção de equipamentos. Quando apropriadamente usado, o sistema 3-M provê o cumprimento e ordenamento cronológico do cumprimento da manutenção e o relato e disseminação das informações concernentes. Ele compreende dois subsistemas - o PMS (Subsistema de Manutenção Planejada) e o MDCS (subsistema de coleta de dados da Manutenção). O