Educação a Distancia
Nome da Disciplina: Fundamentos , Políticas e Legislação em Educação a Distancia.
Nome: Adriana Zavata Nogueira
A Educação a Distancia A Educação a distancia já existe há muito tempo e passou por grandes transformações até chegar aos dias atuais, onde alunos e professores se interagem através das tecnologias que vieram para facilitar. O desenvolvimento da EAD no Brasil pode ser dividido em 03 etapas que é determinado pela tecnologia disponível em cada época. São elas:
Ensino por correspondência: o pioneiro foi o Instituto Monitor, fundado em 1939 ofereceu o primeiro curso através do rádiotécnico. E logo em seguida veio o Instituto Universal brasileiro.
Teleducação/Tele curso: O pioneiro foi o projeto minerva que tinha como recursos os programas através de rádio e televisãos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso.
Ambientes interativos: Com avanço da tecnologia a comunicação passou a ser assíncrona em tempos diferentes e as informações podem ser acessadas em tempos diferentes sem perder a interação dos meios, através das teleconferências, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico e plataformas de ambientes virtuais que possibilitaram a interação entre os alunos e professores. Foi ai que surgiu a EAD, suas referencias são fundamentadas nos quatro pilares da Educação do Século XXI, publicada pela UNESCO que são:
Aprender a conhecer
Aprender a fazer
Aprender a viver juntos
Aprender a ser Assim, a Educação passa a ser norteada pela contextualização e deixa der vista como transferência de informações trazendo conhecimento e desenvolvimento aos alunos. Na educação a distância, o aluno precisa pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina e através deste procedimento é que ele estará construindo o seu processo de aprendizagem. Nesta forma de ensino não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino presencial. As metodologias mais