Tratamento Térmico
O aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e de uma pequena quantidade de carbono (entre 0, 002% e 2%), além de outros elementos como silício, manganês, fósforo e enxofre.
O aço está presente no nosso dia a dia nas mais diversas ocasiões e por isso muitas vezes torna-se invisível.
Tratamento térmico é um processo de aquecimento e resfriamento em condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, objetivando alterações nas propriedades mecânicas em aços ou ligas não ferrozas.
Tipos de tratamento térmico:
Normalização:
Consiste no aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona Crítica (aquecimento acima de 727ºC, formando austenita), seguido de resfriamento ao ar. O objetivo da normalização é refinar a granulação grosseira de peças de aço fundido, laminado ou forjado. É indicado normalmente para homogeinização da estrutura após o forjamento, antes da têmpera ou revenimento, justamente para produzir uma estrutura mais uniforme, além de reduzir a tendência ao empenamento e facilita a solução de carbonetos e elementos de liga.
Recozimento: É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários seguintes objetivos: remover tensões devidas ao tratamentos mecânico a frio ou quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade etc., modificar os característicos elétricos e magnéticos, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamento térmicos ou mecânicos a que o aço tiver sido anteriormente submetido.
Tipos de recozimento:
Pleno ou Total: Que constitui no aquecimento do aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguindo de um resfriamento lento, realizado ou mediante o controle da velocidade de