residuos construçao civil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios
Disciplina: Gerenciamento de Resíduos
Professor: Alexandre Silva de Vargas
Alunos: Charles Kaus, Igor Fraga e Jairo Kwiatkowski
Gerenciamento de Resíduos
Novo Hamburgo, Novembro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
No Brasil e na América Latina os problemas de gerenciamento dos resíduos sólidos, principalmente referentes às etapas de acondicionamento e destinação final, têm colaborado para o incremento da poluição ambiental e contribuído de forma importante para o agravamento de diversas doenças que podem acometer a população (CUSSIOL, 2000).
Atualmente, nos grandes centros urbanos, a população tem crescido de forma desordenada e as altas taxas demográficas associadas ao desenvolvimento econômico do mundo provocaram a construção desenfreada de edificações, acarretando o aumento da geração de resíduos sólidos oriundos da construção civil. Neste contexto, tornam-se necessárias que se adotem medidas para regulamentar o descarte dos entulhos advindos da construção civil (FREIRE, .2010).
A partir do exposto, apresenta-se o seguinte questionamento que orientou esta pesquisa: a partir do processo de reciclagem, quais os principais métodos para dispor e reaproveitar os resíduos sólidos originários da construção civil?
A escolha deste tema resulta da constatação de que, nos centros urbanos, os resíduos originados da construção civil ficam expostos, criando pontos de lixo que são focos de doenças, proliferação de insetos, causas de inundações e outros prejuízos para a população. (FREIRE. 2010)
Este Trabalho tem como objetivo geral analisar quais os principais métodos para dispor e reaproveitar resíduos sólidos oriundos da construção civil. Seus objetivos específicos são demonstrar os males causados pelos resíduos sólidos depositados em locais indevidos e esclarecer as causas deste descarte irregular. Para a