Resíduos de construção civil
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
CARLOS GILMAR NASCIMENTO FURTADO
PHILIPE SERENI
ROGÉRIO TAVERNARD
BELÉM – PA
2013
CARLOS GILMAR NASCIMENTO FURTADO
PHILIPE SERENI
ROGÉRIO TAVERNARD
RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
Trabalho de Pesquisa Acadêmica apresentado à turma ENC5A de Engenharia Civil, 2ª avaliação Bimestral.
Prof. Orientador: MSC. Jefferson Maia Lima.
BELÉM – PA
2013
SUMÁRIO
Introdução
A construção civil é uma atividade bastante antiga, nossos antepassados pré-históricos já utilizavam fontes de energia e recursos naturais para edificação de casas e pontes. No século XIX apareceu a definição de engenharia como a “arte de dirigir as forças de energia existentes na natureza para uso e conveniência do homem”. Nesta definição não há referência à preservação de recursos e fontes naturais de energia; somente a partir do final do século XX é que as questões ambientais passaram a ser objeto de maiores preocupações pela humanidade.
Em 1992 realizou-se no Rio de Janeiro uma importante conferência internacional que ficou conhecida como ECO 92, onde resultaram compromissos internacionais assumidos pela maioria das nações participantes, reunidos no documento denominado Agenda 21. Esse documento destaca que a reciclagem de materiais contribuirá de forma efetiva para a implantação de um sistema de gestão ambiental dos resíduos sólidos. Sendo a construção civil responsável por mais de 50% da geração destes resíduos, ela não poderia ser excluída deste contexto.
Os Resíduos de construção e demolição, vulgarmente designados como Entulho são os resíduos resultantes da construção ou demolição de um edifício, independentemente das suas características.
É essencial uma gestão de resíduos (plano de gerenciamento de resíduos) durante a construção, onde os materiais são separados e encaminhados para reciclagem. Esta iniciativa reduz a produção de entulho a