Resíduos da Construção Civil
Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos
SEMINÁRIO 02
Resíduos de Construção Civil
Alessandro Rodrigo Maiochi
Augusto Francisco Medeiros
Diana Maragno Minatto
Igor Polla Marcelino
Florianópolis, 24 de Junho de 2014
1) Apresentação
2) Histórico do processo >Introdução >Conceitos >Legislação >Item "Gestão" do .doc da Diana >Panorama nacional, ou alguma estatística acerca dos resíduos (eu procuro isso agora se acharem válido)
3) Processos tecnológicos > Uso em pavimentação > Uso em concreto > Uso em Infiltração Direta (texto da sala de aula. Apenas citar) > Mais usos (? se der tempo para pesquisar)
4) Estudo de caso > Justificativa da escolha da visita ao Aterro de Inertes > Apresentação dos locais visitados em mapa e menção aos engenheiros (foto das pessoas tiradas no final da visita) > Fotos dos pontos de acúmulo na COMCAP e do Aterro
Introdução No Brasil, a atual gestão dos resíduos gerados, especialmente nas médias e grandes cidades, mostra-se bastante ineficaz, carecendo de investimentos e soluções para os problemas existentes. Historicamente, tem-se dado maior importância aos sistemas de abastecimento em relação aos de coleta, e de ambos, sobre os de destinação. A questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) tem recebido mais atenção nas últimas década, especialmente com a implementação da lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Dados levantados no Censo de 1991 aponta que quase 79% dos domicílios têm seus resíduos domiciliares coletados, porém, 76% desse material é depositado a céu aberto, sem qualquer tipo de tratamento ou controle, embora a data dos dados coletados não seja recente, pode-se considerar esses ainda importantes parâmetros para avaliar a problemática, em função das dificuldades econômicas vividas pelos municípios, poucos investimentos e ausência de