educação sustentavel
Dentro da leitura e análise do texto disponibilizado pelo professor Maurício Manzalli, este trabalho tem como ogbetivo atender a uma pergunta realizada pelo docente da disciplina e o mesmo, fez a seguinte solicitação: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
Dentro da análise do texto disponibilizado, nos colocamos para analisar inicialmente a outra indagação: Futuro Sustentável? O que seria isso? Então dentro desta ideia concluímos que quando se fala em sustentabilidade quer-se referir a um padrão de vida decente para todos hoje, sem comprometer as necessidades de gerações futuras, ou seja, tratar de sustentabilidade seria definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
É fato que as desigualdades só fazem aumentar e não é diferente com a demanda por recursos naturais, que cada vez se tornam mais escassos. Para balancear esses posicionamentos, precisamos tomar certas medidas. E por haver disparidades em níveis escolares, algumas medidas devem ser tomadas para que a sustentabilidade de um país no futuro não seja desatendida. Deste modo, a educação ambiental deve abranger a educação para o desenvolvimento sustentável.
Mesmo com os diferentes níveis escolares, é preciso perceber que a temática ambiente reflete em outras dimensões como a social, econômica e cultural da população. Mas, diante da necessidade de atender a sustentabilidade futura, o processo de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares tem a possibilidade de transformar a sociedade, basta formarmos cidadãos conscientes, mostrando-os que eles serão fundamentais na melhoria e na conservação do planeta, passando e deixando para as gerações futuras um futuro