Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Atualmente o grande debate mundial é em torno da qualidade da educação, principalmente a partir da década de 1990, com o surgimento de políticas publicas de grande alcance. Pois a educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para a formação de um futuro sustentável. Desta forma o Brasil se torna uma grande chave para o desenvolvimento da educação sustentável principalmente nos mais baixos níveis escolares, por ser um pais com grande diversidade de seus recursos naturais.
Hoje em dia a inclusão de educações ambientais nos mais baixos níveis escolares, se faz necessário para que os alunos de hoje já cresçam com uma visão sustentável sobre os recursos naturais do planeta, aprendendo desde já a controlarem os recursos existentes e procurando formar alternativas de se produzir sem afetar o meio ambiente em que vivemos. A educação ambiental nos níveis mais baixos da educação serviram para orientar o futuro da humanidade, pois os alunos já crescerão com uma visão dos males que as atitudes incorretas estarão causando ao ambiente em que vivemos, como as mudanças climáticas, as catástrofes, a redução da biodiversidade, o aumento da pobreza, etc.
Entre os principais objetivos de inclusão da educação ambiental nos níveis mais baixos da educação podemos destacar algumas ações como: a valorização do papel fundamental que a educação e a aprendizagem desempenham na busca comum do desenvolvimento sustentável; facilitar os contatos, a criação de redes, o intercâmbio e a interação entre as partes envolvidas no programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável; fornecer o espaço e as oportunidades para aperfeiçoar e promover o conceito de desenvolvimento sustentável e a transição a ele – por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibilização dos cidadãos; fomentar a melhoria da qualidade do ensino e da