modelo de custos para revenda de veiculo
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE:Gestão de Estoques; Custo de Estocagem Custo de Oportunidade.
1 Introdução
As empresas buscam maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes. Na atividade de revenda de veículos há grandes incentivos do governo federal para venda de veículos novos enquanto que revendas de veículos usados vêm mantendo seu estoque de forma extremamente enxuta, em um esforço para conter custos na economia instável dos últimos três anos. Para isso é preciso valorar cada unidade de estoque pelo preço efetivo de cada item.
Nesse sentido, a gestão de estoques tem grande importância. Segundo Maher (2001, p.809), “As técnicas de administração de estoques aplica-se em todos os tipos de organizações que mantêm estoques – mesmo naquelas cujo único estoque são materiais de escritório.” O mesmo autor acrescenta(p. ): “[...] estoques excessivos implicam custos de estocagem desnecessária estoque muito baixo perca de venda“. Nesse enfoque, a contabilidade de custos dispõe dos meios necessários para gerenciar os custos dos estoques como o objetivo de chegar à eficiência.
Por essas razões pretende-se com este artigo evidenciar os custos de estocagem e os custos de oportunidade existente no estoque de veículos usados como ferramenta de gestão de estoques.
Este trabalho justifica em função da importância do estoque para uma empresa comercial, especialmente quando o estoque é de valor alto e de giro pequeno. Ainda, na perspectiva do gestor, ressalta a importância das informações de natureza contábil e gerencial para a gestão.
Esse estudo delimita-se a uma empresa situada na cidade de Cianorte, Estado do Paraná, que comercializa veículos usados. Os dados utilizados compreendem o período de janeiro a setembro de 2012.
2 Aspectos Conceituais
2.1 Administração de Estoque
Geralmente, os investimentos em