Educação Significativa
Para que a aprendizagem significativa ocorra, precisamos deixar um pouco distante essa concepção pedagógica tradicional e estarmos abertos a novos conceitos, a mudanças, tornarmos mais dinâmicos. Esse é um grande desafio, pois estamos enraizados a educação tradicional.
A promoção da aprendizagem significativa se fundamenta num modelo dinâmico. Levando em conta todos os seus saberes. A verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitá-lo agir e reagir diante da realidade.
O sentir, perceber, compreender, definir, argumentar, discutir, e transformar, ajudam a caracterizar a ação do professor frente a esse desafio.
Toda aprendizagem só é, de fato significativa, caso se insira de forma ativa na realidade. Para isso, o professor precisa de atividade no sentido de levar o aluno a simular sua ação num contexto real. Apresentar projeto, desenvolver novas idéias, resolver problemas, aplicar o conceito em sua vida prática. São exemplos de atividades que transformam. Para esse desafio, o professor precisa vencer algumas barreiras. Devemos renovar o nosso olhar, de forma que enxerguemos novos caminhos, novas possibilidades.
Precisamos, aprimorar nossos limites e potencialidades, para ganhar forças e tornarmos verdadeiros agentes de mudanças.
Refletir sobre concepções de conhecimento e inteligência como fatores de interferência nas condições sobre aprendizagem na escola nos faz perceber que aprender não é nunca um processo meramente individual, nem mesmo limitado às relações professor aluno. ao contrário, é um processo que se dá imerso em um grupo social com vida própria, com interesses e necessidades dentro de uma cultura peculiar.
Por isso, a aula deve tornar-se um fórum de debate e negociação de concepções e representações da realidade, um espaço de conhecimento compartilhado no qual os alunos sejam vistos como indivíduos capazes de construir,