O lúdico como meio de aprendizagem significativa na educação infantil
Resumo:A ludicidade pode proporcionar a criança um desenvolvimento não só cognitivo, mas motor, físico, emocional. Nas atividades lúdicas as crianças trocam idéias, ocasionando um envolvimento entre elas gerando construção de conhecimento. Nos jogos e brincadeiras cooperativas, o envolvido, tem um lugar definido, um papel a ser exercido e decidido por uma criança ou pelo grupo. Neste momento o papel do educador é propor brincadeiras e jogos que chamem a atenção das crianças, para que as mesmas sintam-se entusiasmadas em participar delas.
Palavras –chave: Brincar. Socializar. Aprender. Desenvolver.
Introdução
Este trabalho tem como finalidade apresentar a importância do lúdico na Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos de idade, uma vez que se trata de um instrumento importante dentro desse processo educativo, pois possibilita às crianças um desenvolvimento não só cognitivo, mas motor, físico e emocional, haja visto que por meio dessas atividades elas se envolvem no grupo e trocam idéias o que vai gerando construção de conhecimento. Nessa faixa etária, em que a criança necessita pegar, manipular, explorar, o processo de aprendizagem por meio do lúdico é uma maneira de oportunizar estas experiências. No entanto, nesse ambiente educativo em que o lúdico se faz presente o papel do educador se torna crucial, pois é o mesmo quem deve propor brincadeiras que entusiasmem, chamem a atenção e sirvam como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
A justificativa dessa pesquisa é fazer uma reflexão a respeito de como uma atividade bem elaborada e dirigida pelo professor pode possibilitar a criança, no âmbito da Educação infantil, a vivenciar diversas experiências, compreender a si e ao outro e desenvolver seu pensamento reflexivo. É nesse período também, entre 4 e 5 anos, que a criança está em constante processo de formação, apta a