O Papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil
ILZA MARIA DOS SANTOS SOUZA
O PAPEL DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ORIXIMINÁ/PARÁ
2014
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OSTE DO PARÁ-UFOPA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ORIXIMINÁ
CURSO DE PEDAGOGIA - 2010
O PAPEL DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC), como requisito para elaboração da Monografia de conclusão do curso de Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, ministrada pela Prof.ª Msc. Raimunda Costa.
ORIXIMINÁ/PARÁ
2014
1. INTRODUÇÃO
TEMA: O lúdico na Educação Infantil: Brincadeiras, Jogos e Brinquedos. As escolas de educação infantil podem ser vistas como um local que favorece o desenvolvimento infantil em seus diversos sentidos, e o referencial da Educação Infantil ao contemplar a brincadeira como uma das questões presentes durante a vivência para as crianças que fazem parte deste universo, já aponta a importância dessa ação para o desenvolvimento e para o aprendizado da criança. Esse espaço para brincar dentro da escola através da inclusão do lúdico nas propostas pedagógicas possibilita o desenvolvimento infantil, sobretudo, quando se trata da questão do imaginário, da aquisição dos símbolos quando a criança faz associações e recria no momento em que brinca proporcionando novas vivências e por consequência desenvolvimento.
Ao observarmos uma criança numa idade que compreende ao período escolar da educação infantil realizando algum tipo de atividade, é perceptível que o brincar é ação constante em suas atitudes. A utilização do brinquedo com a finalidade pedagógica na educação infantil é importante para pensar na relevância existente na utilização desses materiais no processo de desenvolvimento da