O brincar na educação infantil
Elzirene Ferreira dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
PEDAGOGIA (PED 7861) Trabalho de Graduação
25/0/511
RESUMO
Educação Infantil: Brincando também se Aprende. A intenção com este estudo constitui-se em reconhecer as atividades lúdicas na Educação Infantil como meio de ensino aprendizagem. Este trabalho destaca a importância das atividades lúdicas para as crianças e a necessidade de inserir o lúdico nas atividades cotidianas. A pesquisa mostra ainda que criança é sinônimo de brincadeira, sendo essa a maneira de expressar seus sentimentos. Por meio das brincadeiras, o professor tem possibilidade de conhecer seus alunos, perceber suas necessidades e o nível de conhecimento. A atividade lúdica propicia o desenvolvimento por completo da criança e, utilizando-se delas, pressupõe-se regras, coordenação, atenção, percepção, socialização, objetivo, flexibilidade, conhecimento, cooperação. Assim, o lúdico se torna indispensável, e deve ser explorado com mais freqüência, contribuindo para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de maneira natural e mais prazerosa.
Palavras- chave: Educação Infantil. Lúdico. Ensino-Aprendizagem
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa relatar os dados obtidos através da realização de uma pesquisa sobre o tema: Educação Infantil: Brincando também se aprende, que foi realizada em forma de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de coletar dados a respeito da importância do lúdico como facilitador da aprendizagem na Educação Infantil.
O interesse pelo estudo sobre as atividades lúdicas na educação infantil surgiu a partir do meu ingresso no Curso de Pedagogia, além disso, eu trabalho na Educação Infantil e escolhi esse tema porque vai me ajudar a exercer melhor o meu trabalho e me trazer novos conhecimentos que eu poderei aplicar no cotidiano, melhorando o aprendizado dos meus alunos.
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama