O brincar na educação infantil
O brincar na educação infantil
Durante muitos anos, a separação entre o brincar e aprender era nítida. Havia uma distância enorme entre esses conceitos. O brincar era colocado em segundo plano ou seja, quando as crianças terminavama atividade, podiam pegar jogos e brinquedos. E, dificilmente o adulto sentava com seus alunos para “brincar”. Como lembrava Antunes(2004, p.30), “[...]não se separa a ideia do brincar da ideia do aprender.” É no ato de brincar que toda criança se apropria da realidade imediata, atribuindo-lhe significado, assim podemos dizer que toda brincadeira traz um aprendizado.
Para Moyles(2002), o brincar ajuda os participantes a desenvolverem confiança em si , em suas capacidades e em situações sociais. Nesse sentido, ajuda-os a julgar as muitas variaveis presentes nas interações sociais e a ser empático com os outros.
O brincar deve ser aceito como um processo, não necessariamente. Todo material que disponiblizamos para as cianças auxilia na estruturação do brincar.O ambiente e os contextos em que estes estão inseridos dão forma a este aprendizado . Nesse processo temos que ter claro duas situações :o brincar livre e o brincar dirigido.
O brincar dirigido assegura que a criança aprenda a partir de seu atual astado de conhecimento e habilidade, e se refere principalmente ao processo.
O brincar livre inclui processo e modo, e é dentro desse tipo de brincar que os professores devem procurar a aprendizagem real . Para Hans apud MOYLES (2002), o brincar como uma atividade está constantemente gerando novas situações . Não se brinca apenas com e dentro de situações antigas . Para as crianças mais novas o brincar exploratório é sempre mais rico; está exploração permite que, mais tarde, o direcionamento das brincadeiras se torne mais tranquilo, sem ansiedades e curiosidades.
Todos os seres humanos nos primeiros anos e vida são marcados por descobertas experiências e aprendizagens que se dão, principalmente, por meio das