Cálculo de Diluições e Medidas de Condutividade
Introdução:
A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e a sua concentração diminui. Porém, a massa do soluto permanece inalterada. O cálculo de diluição ajuda encontrar a concentração da solução final. A condutividade elétrica é usada para especificar o caráter elétrico de um material. É simplesmente o recíproco da resistividade, ou seja, inversamente proporcionais e é indicativa da facilidade com a qual material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
Objetivo:
O objetivo do cálculo de diluições é medir a concentração da solução diluída e comparar com a condutividade através do condutivímetro. E dessa forma, através do gráfico, verificar se a concentração de cada procedimento é diretamente proporcional a condutividade e também verificar o desvio padrão.
Materiais:
Balão volumétrico (5 de 100mL)
1 Pipeta volumétrica (10 mL)
1 Pera
Béquer (2 de 50 mL)
1 Condutivímetro BEL
Agua destilada
Solução de KCL (0,001 mol/L)
Procedimentos:
Foi pipetado com auxilio de um béquer 10 mL de KCL (Cloreto de Potássio) em um balão volumétrico com capacidade de 100 mL. Em seguida foi completado com 90 mL de água destilada no primeiro experimento. Logo após foi transferido para um béquer para medir a condutividade e temperatura. Cond. = 19.1 Tem. = 28˚C. Através de um béquer foi pipetado 20 mL de KCL em um balão volumétrico com capacidade para 100 mL. Em seguida foi completado com 80 ML de água destilada no segundo experimento. Logo após foi transferido para um béquer para medir a condutividade e temperatura. Cond. = 28.9 Tem. = 28˚ C.
Mediante a um béquer foi pipetado 30 mL de KCL em um balão volumétrico com capacidade para 100 mL. Em seguida foi completado com 70 mL de água destilada no terceiro experimento. Logo após foi transferido para um béquer para medir a condutividade e temperatura. Cond. 44,4 Tem. = 29˚ C.