Educação - A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Este capítulo evidencia diversas investigações que demonstram que os alunos não possuem conhecimento conceitual adequado sobre ciência, dificultando o real entendimento de tudo que está ligado a mesma. Entretanto, muito se tem sido proposto para reorientar a pesquisa educacional e inovar a compreensão conceitual da ciência em seu núcleo básico e assim assegurar uma mudança conceitual.
Para os discentes é de fato difícil o entendimento da ciência, logo é necessário utilizar estratégias de ensino projetadas especificamente para este público. A principal dificuldade remete-se a resistência das concepções alternativas sobre conceitos científicos que lhe foram ensinados equivocadamente ainda quando jovens. Estas concepções são extremamente difíceis de serem modificadas e, em alguns casos sobrevivem por anos mesmo o indivíduo tendo acesso à instrução científica. Por isso, qualquer conteúdo inerente ao ensino de ciências exige uma análise de suas dificuldades de aprendizagem, visando definir as melhores maneiras para superá-las.
O conteúdo verbal quase sempre assume o papel central, sendo tratado como eixo estrutural, e, possivelmente, continuará a se manter neste posto, contudo existem diversas formas de compreensão verbal de um mesmo conteúdo. São três os tipos principais de conteúdo verbal, são eles: dados, conceitos e princípios.
Um fato é um fato ou uma informação que afirma ou declara algo sobre o mundo. Aprender ciências requer o conhecimento de muitos dados e fatos. Uma parte dos dados necessários aprender ciência deve ser ensinada em sala de aula, mas outros são de conhecimento público, adquirido como produto proveniente da interação diária do ser com o mundo que o cerca. E quando falamos de conceitos entende-se que o indivíduo deve ser capaz de relacionar os dados adquiridos através de uma rede de significados que explique o porquê deste