Especialista em Gestão Educacional
OBJEÇÕES EM RELAÇÃO A PROPOSTAS CONSTRUTIVISTAS PARA A EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE
REFERENCIAIS TEÓRICOS NORTEADORES DA PESQUISA E DO ENSINO
Fernando Bastos
Roberto Nardi
Depto. de Educação. Faculdade de Ciências. UNESP. Bauru, SP.
Renato Eugênio da Silva Diniz
Depto. de Educação. Instituto de Biociências. UNESP. Botucatu, SP.
Resumo
O presente trabalho discute objeções que são feitas em relação a propostas recentes para um ensino construtivista de ciências e procura estabelecer as possíveis implicações desse debate para a constituição de referenciais teóricos norteadores da pesquisa e da docência. As análises realizadas fornecem argumentos que ratificam abordagens construtivistas segundo as quais a aprendizagem significativa de conteúdos de ciências envolve a interação entre fatores internos e externos à mente do aprendiz e exige atividade mental voltada para a construção e reconstrução de significados.
Abstract
This work discusses some objections in relation to constructivist approaches for science teaching and tries to establish the possible implications of that debate for the constitution of theoretical guidelines for research and teaching. Analysis carried out supplies arguments that ratify construtivist approaches that stress the interaction of mental factors and external information and the importance of mental activity on the construction and reconstruction of meanings.
Introdução
O presente trabalho de reflexão teórica é resultado de um projeto de pesquisa em andamento que está sendo desenvolvido por integrantes do Grupo de Ensino de Ciências do Programa de PósGraduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da UNESP, sediado na Faculdade de Ciências da UNESP (Bauru, SP). Tem como objetivo discutir algumas objeções que são colocadas em relação a propostas construtivistas para o