Aulas
Orientação adequada das partículas dos reagentes no instante do choque, geometria favorável;
Partículas reagentes com energia suficiente para romper as ligações existentes entre seus átomos.
No colisão efetiva, no instante do choque entre as partículas é produzido um composto denominado complexo ativado.
Complexo ativado é um composto intermediário muito instável que caracteriza um estado de transição entre produto e reagente.
Catalisador são substancias que aumentam a velocidade de algumas reaçoes. A sua ação faz diminuir a energia de ativação da reação quimica sem serem consumidos no processo
A Lei da Velocidade da Reação relaciona a rapidez de uma transformação química com as concentrações dos reagentes em quantidade de matéria (mol/L), podendo ser enunciada da seguinte forma:
Por exemplo, considere a reação genérica a seguir: aA + bB → cC + dD
Digamos que nós aumentemos a concentração dos reagentes A e B, o que acontecerá com a velocidade da reação? Bem, como a quantidade de partículas dos reagentes irá aumentar num mesmo espaço, haverá mais choques efetivos entre elas que resultarão no aumento da taxa de desenvolvimento da reação. O que significa que aumentará sua velocidade.
Portanto, a velocidade da reação é diretamente proporcional à concentração dos reagentes. Porém, isso depende da temperatura também. Por isso, temos a seguinte equação matemática que representa a lei da velocidade da reação:
V=K.[A]a. [B]b
Em que: v = velocidade da reação; k = constante que só depende do valor da temperatura; a e b = expoentes determinados experimentalmente.
Apenas quando a reação é elementar, ou seja, ocorre numa única etapa, é que os expoentes são exatamente iguais aos