Educação pública infantil
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS, ATUARIAIS E FINANCEIRAS - MBA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
EDUCAÇÃO PÚBLICA INFANTIL QUAL A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO?
Maria Suely de Araujo
Orientador: Prof. Gilberto de Andrade Martins
SÃO BERNARDO DO CAMPO 2009
MARIA SUELY DE ARAUJO
EDUCAÇÃO PÚBLICA INFANTIL
QUAL A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO?
Orientador: Prof. Gilberto de Andrade Martins
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2009
RESUMO
O desafio trazido à tona no presente trabalho científico é demonstrar a importância da interação da família no aprendizado da criança. Para tanto, também, foi utilizada pesquisa de caráter exploratório.
Existem inúmeras maneiras de se transmitir a educação, e cada uma será transmitida de acordo com a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, isto é, a influência do meio social que forma o intelecto e mais tarde o caráter do indivíduo e que delineia o comportamento, revelando a realidade transmitida pelos pais ou a alguns deles, pois, muitos desenvolvem os dois papéis, isto é, atuam como pai e mãe ao mesmo tempo.
Afinal, a criança se espelha nos pais (seus super heróis) para se desenvolverem como pessoa junto à sociedade, buscando valores que devem ser respeitados na escola e se prepararem para a prática da cidadania, de onde buscará qualificação para enfrentar o mercado de trabalho, o que só será possível com uma boa formação escolar.
No entanto, os pais, independente da situação financeira ou formação acadêmica, se ausentam para cumprir as exigências de sua profissão ou função e suprir a necessidade do filho. Por outro lado, aqueles que teriam condições de dispor de tempo e espaço infelizmente são pessoas muito simples que não conseguem acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos no ambiente escolar, muito menos definir o