Economia internacional
Dada a importância do SFI, este trabalho realiza um estudo sobre o Sistema Financeiro Internacional e sua evolução na economia, como ele atua no desenvolvimento econômico e como suas estratégias mudaram ao longo dos anos, discorrendo sobre o desenvolvimento econômico e concluindo que as transformações ocorridas nessas relações internacionais adaptaram-se as mudanças ocorridas no desenvolvimento mundial. Para isso o processo de tomada de decisões reflete sobre a gestão financeira das organizações que neste caso, fica o papel do gestor financeiro em administrar e decidir sobre a qualidade das decisões tomadas nos vários níveis organizacionais do SFI. Decisões que por sua vez são tomadas com base de dados e informações levantados a partir do comportamento do mercado financeiro e seu desempenho global.
Esse processo de tomada de decisão vem assumindo risco cada vez maior na economia mundial. Desequilíbrios nas taxas de juros, crise em grandes países e competitividade, entre outros aspectos, vêm exigindo uma capacidade mais analítica e questionadora do SFI com relação ao risco financeiro empresarial e a capacidade de gestor financeiro.
O PAPEL DO GESTOR FINANCEIRO
O papel do Gestor Financeiro é de extrema importância para as organizações, ele é responsável pela: * gestão dos processos econômicos financeiros; * interpretação de dados contábeis; * utilização ferramentas financeiras cabíveis; * tomada de decisões; * aumento de geração de caixa e * Aumento da proporção de lucros. Com a crise ocorrida recentemente nos EUA, onde algumas empresas fraudaram seus demonstrativos contábeis, com o apoio de grandes firmas de consultoria, todos os controles foram se aprimorando, aumentando a qualidade das informações.com, trazendo maior credibilidade às decisões, além da confiança do investidor e a sustentabilidade das organizações.
Além de dados contábeis, outros fatores críticos influenciam o Gestor para tomada de decisão