Economia internacional
1. Economia internacional03 2.2. Sete temas são recorrentes no estudo da economia internacional03 2.3. Ganhos do comércio03 2.4. Padrão de comércio. 03 2.5. Balanço de pagamentos04 2.6. Protecionismo04 2. Taxa de cambio06 3. Política externa10 3.1. Termos de troca11 4. Referências bibliográficas12
03 1. Economia Internacional
O comércio internacional se constitui no intercâmbio de bens, serviços e capitais entre os diversos países. Muitos teóricos em economia tentaram explicar as razões que levam os países a comercializarem entre si. A diversidade de condições de produção, a possibilidade de redução de custos, a obtenção de economias de escala na produção de certos bens vendidos no mercado internacional foram algumas das explicações sugeridas pelos economistas ao longo dos anos.
2.2. Sete temas são recorrentes no estudo da Economia Internacional
* Os ganhos do comércio; * O padrão de comércio; * O protecionismo; * O balanço de pagamentos; * A determinação da taxa cambial; * A coordenação das políticas internacionais; * O mercado de capitais internacionais;
2.3. Ganhos do Comércio
A variedade de circunstâncias sob as quais o comércio internacional é benéfico é muito maior do que a maioria das pessoas reconhece. O comércio proporciona benefícios, permitindo que os países exportem produtos cuja produção faça uso relativamente intenso de recursos que são abundantes localmente, enquanto importa produtos cuja produção faça uso intenso de recursos que são escassos localmente.
2.4. Padrão de Comércio
Os economistas não podem discutir os efeitos do comércio internacional ou recomendar mudanças nas políticas governamentais relacionadas ao comércio com confiança, a não ser que saiba que sua teoria é boa o suficiente para explicar o comércio internacional realmente observado.
04
As tentativas de explicar os padrões de