Economia Internacional
Economia internacional: teoria e política*
Carlos A. Cinquetti**
O
s autores desse livro-texto, Krugman e Obstfeld, são dois jovens e já renomados economistas em comércio e finanças internacionais, respectivamente. E o produto dessa colaboração é uma obra de fôlego, com ampla cobertura dos principais temas sobre comércio e finanças (ou macroeconomia) internacionais, espalhiados pelos seus 23 capítulos mais o apêndice matemático, o que resulta numa impossível apreciação autorizada e cuidadosa desse livro no curto espaço que nos cabe para uma resenfia, senão recortando a obra por um critério qualquer. É o que faremos aqui, optando por comentar a parte do livro que cuida de comércio internacional.
De um modo geral, os textos de apresentação e desenvolvimento das teorias, no livro, são bem detalhados, complementados, ainda, por estudos de caso e quadros especiais que enriquecem e facilitam o aprendizado das teorias.
A forma de desenvolvimento matemático das teorias no texto principal dos capítulos segue o formato dos demais livros-texto: expressões algébricas simples acompanhadas de gráficos e suplementadas, por vezes, por apêndices que tratam com maior rigor certas relações lógicas. No entanto, o apêndice matemático ao fim do livro, que desenvolve com maior precisão ainda as principais proposições teóricas, é algo que diferencia o presente manual dos demais. Sen/e muito bem para estimular aqueles alunos mais destacados e mesmo para treinar toda a turma em um raciocínio matemático mais avançado.
Nem todas as novidades do livro, porém, agradarão ao leitor especializado.
Uma destas é a escassa atenção dada às pioneiras contribuições científicas nessa área. Por exemplo, para introduzir a questão dos ganhos e dos padrões de comércio, os autores tomaram por eixo algumas questões atuais, muito bem
' Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld. Economia Internacional: Teoria e Política. 4.ed.
São Paulo; Makron Books. 809 pgs.
• Pfi.D em Economia,