análise de compósitos poliméricos
ANÁLISE FRACTOGRÁFICA DE DEFEITOS IDENTIFICADOS NA MORFOLOGIA DE
FRATURA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS DE FIBRAS CONTÍNUAS
Geraldo Maurício Cândido1*, João Carlos Fernandes1, Mirabel Cerqueira Rezende1,2
1
Divisão de Materiais/Instituto de Aeronáutica e Espaço/Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial AMR/IAE/DCTA - São José dos Campos - SP (geraldo.candido@pq.cnpq.br)
2
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - São José dos Campos - SP
Resumo: A morfologia da superfície fraturada de compósitos poliméricos reforçados com fibras contínuas foi analisada pela técnica de microscopia eletrônica de varredura, para identificar as características de falhas induzidas por diferentes condições de carregamento estático em espécimes padronizados. Além da solicitação mecânica aplicada, as particularidades da fratura desses materiais foram influenciadas pelas circunstâncias que envolveram o processamento, orientação de camadas e eventuais defeitos presentes na estrutura laminada. As anomalias detectadas foram associadas aos materiais constituintes, interface fibra/matriz, processo de fabricação e degradação ambiental causada pelos efeitos combinados da umidade com a temperatura. As imagens indicativas da existência de imperfeições no plano de fratura dos espécimes e a provável interação com a falha total do compósito são apresentadas e discutidas neste trabalho.
Palavras-chave: Compósito polimérico, defeitos, estrutura laminada, superfície de fratura, aspecto fractográfico.
Introdução
A análise da morfologia de fratura por técnicas de fractografia tem mostrado ser um procedimento indispensável para a caracterização de falhas em materiais, como, por exemplo, compósitos poliméricos reforçados com fibras contínuas. Em todas as etapas da vida útil de um componente estrutural, o estudo sistemático da microestrutura e da superfície de fratura do laminado fornece informações fundamentais para a