MATERIAIS COMP SITOS
1. Introdução
Os constantes avanços tecnológicos permitem diminuir os custos de processamento das matérias-primas garantindo desta forma um melhor aproveitamento das vantagens dos materiais não tradicionais. Prevê-se que estes materiais, para além de continuarem a ter uma aplicação privilegiada em mercados avançados (militar, espacial e aeronáutico), substituam também, de forma crescente, os materiais tradicionais nas aplicações mais frequentes da engenharia civil.
2. Definição e composição
Ainda não existe uma definição de materiais compósitos ou compostos completamente aceita. Uma definição básica e comumente citada é a de que materiais compósitos são materiais compostos por duas fases: uma matriz e um reforço, que podem ser ambos de natureza polimérica, metálica ou cerâmica. No entanto, essa é uma conceituação vaga que abre possibilidade para podermos definir qualquer material que seja composto por mais de dois elementos químicos como um compósito. Ou seja, até mesmo uma simples liga de aço-carbono poderia ser considerada um compósito.
FONTE: < http://www.omundodausinagem.com.br/?p=5418> 11/06/15 ás 11h30min
FONTE:< http://images.slideplayer.com.br/3/397264/slides/slide_2.jpg > 11/06/15 ás 11h37min
O reforço apresenta-se, em geral, sob a forma de partículas, fibras curtas ou fibras longas (com diâmetros compreendidos entre 0.003 e 0.03 mm). No quadro 1 indicam-se e exemplificam-se as diferentes naturezas dos constituintes de um material compósito.
O principal objetivo de se produzirem compósitos é o de combinar diversos materiais para produzir um único com propriedades superiores às dos componentes isolados, pelo que a combinação dos materiais constituintes é decidida a partir da aplicação específica que se pretende dar ao material compósito.
A combinação dos materiais depende da aplicação específica que se pretende do material compósito e a relativa importância de vários