Fractografia de Compósitos Estruturais
Fractografia de Compósitos Estruturais
Segurança deve ser levado a sério em todas as áreas, mas algumas delas, como é o caso da aviação, esse quesito deve atingir níveis próximos da perfeição. Aliado à segurança, outras preocupações devem existir, tais como, a econômica e ambiental e por isso quando se pensa em materiais que devem compor o sistema de sustentação de cargas aplicadas em aviões, são feitos esforços crescentes para que a leveza e alta resistência continuada garantam o crescimento sustentado adequado, com baixo consumo energético e alto nível de confiabilidade. A matéria elaborada pela Profª Drª Mirabel C.
Rezende do CTA, São José dos Campos, elucida com grande precisão como é possível monitorar e prever possíveis falhas em compostos poliméricos estruturais utilizados em aeronaves e porque são necessárias análises sofisticadas como a fractográfica, mesmo tendo como limite a capacitação de analistas e laboratórios.
% 3 4 2 5 4 5 2 ! ) 3
As indústrias aeronáutica e espacial são as grandes impulsionadoras do desenvolvimento dos materiais compósitos estruturais, por necessitarem de componentes de baixa densidade e que atendam aos severos requisitos de resistência mecânica em serviço. A constante necessidade de redução de peso em aeronaves e estruturas espaciais tem continuamente impulsionado a tecnologia de processamento de compósitos estruturais. Este aumento de uso está associado à redução de peso, com maiores valores de resistências à fadiga e à corrosão, em relação ao alumínio, facilidade na obtenção de peças com geometrias complexas e flexibilidade de projeto na concepção de estruturas de forma integrada, reduzindo, assim, o número de componentes aeroembarcados.
Como muitos dos elementos estruturais utilizados no setor aeroespacial apresentam dimensões consideráveis, os materiais compósitos poliméricos representam um caso de particular relevância dentro dos materiais de engenharia não
convencionais,