Politicas Públicas e Educação Infantil
Joice Vieira Gomes RGM: 1315447
Pedagogia
1ºB
Politicas Públicas e Educação Infantil
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SÃO PAULO
2013
QUESTÕES
1)Dois programas com fogo na educação infantil, apresentados pelo governo federal, sendo um da década de 1970 e outro da década de 1980.
A) Quais foram esses planos? B) Como foi sua implementação? C) Qual foi a sua contribuição?
R: A luta pela inclusão no FUNDEB da educação de crianças de 0 a 6 anos é parte visível deste processo, agregando – nestes anos de marasmo e descrédito nas instâncias de participação social – à mobilização órgãos públicos, organizações não-governamentais, partidos políticos, conselhos, UNDIME, universidades e parlamentares. O ensino fundamental de nove anos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia são expressões claras da direção que as políticas educacionais assumiram no Brasil com relação às crianças de 0 a 6 anos nos últimos anos. É desta questão que trata o presente artigo. 2) Como foi a participação da sociedade civil na discussão sobre educação infantil (setores, temas, época).
R: Sociedade Civil, a luta pela educação da infância permanece, nos fóruns estaduais, na rede de creches e no Inter fóruns, organizados para encaminhar de modo coletivo questões centrais da política de educação infantil.
3)Conforme Campos (1997), qual é a importância da educação infantil?
R: Para Campos, a educação infantil parece ser a partir desses estudos, uma das áreas educacionais que mais retribui á sociedade os recursos nela investidos, contribuindo á escolaridade posterior, tema que permaneceu em discussão nos últimos 30 anos e que tem evidente repercussão para as políticas públicas das instâncias federal, estadual e municipal, á importância da educação infantil no plano dos direitos sociais da infância e delineiam uma possibilidade de enfrentar o panorama de desigualdade.