Educação matemática digital no cotidiano escolar: um processo formativo
Resumo
Nesta comunicação foi discutida a estratégia de organizar um trabalho coletivo para desenvolver uma ação formativa que procurou integrar os saberes produzidos na universidade com os saberes desenvolvidos na educação básica. Esse texto apresenta resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa, concluída em 2009, desenvolvida coletivamente com estagiárias da disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso1de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, que desenvolveram práticas educativas com Matemática e Educação Digital com turmas do nono ano de uma escola da rede pública de Uberlândia-MG – que chamaremos nesse texto de Escola Lagos.
Introdução
As interações entre professores e alunos no processo de ensinar e aprender matemática utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ocorre dentro de uma cultura digital. Tal cultura provoca algumas transformações nas universidades e nas escolas, sendo apropriada de diferentes maneiras pois amplia possibilidades e não há limitação de tempo ou espaço.
Nesta comunicação discutiu-se a estratégia de organizar um trabalho coletivo para desenvolver uma ação formativa que procurou integrar os saberes produzidos na universidade com os saberes desenvolvidos na educação básica.
Os conhecimentos e desconhecimentos produzidos ao longo de uma trajetória no desenvolvimento de trabalhos coletivos, sobre a utilização das mídias no processo de ensinar e aprender Matemática proporcionou ao coletivo uma base de conhecimento para a constituição do projeto FUNÇÕES DA ÁGUA, em que o trabalho com Matemática e Educação Digital deu-se por meio da utilização de TDIC.
Trabalho com Material Didático Digital
Na Escola Lagos, após as primeiras observações das aulas do professor de Matemática, constatou a inexistência de uma prática sistemática de utilização do laboratório de informática. No início