Educação matemática digital no cotidiano escolar: um processo formativo. resenha
CARVALHO, Alex Medeiros de; SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de. Educação matemática digital no cotidiano escolar: um processo formativo. Texto disponível em www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/.../736.
Alex Medeiros de Carvalho Professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (2005). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2009).
Souza Junior professor associado na Universidade de Uberlândia, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000).
O texto é dividido em sete títulos; Resumo, Introdução, Trabalhalho com Material Didático Digital, Integração das Mídias nas Aulas de Matemática, Modelagem Matemática e as TDIC, Considerações , doze páginas e referências bibliográficas.
O desenvolvimento técnologico modificou e facilitou as atividades de várias profissões. Na licenciatura não e diferente. A técnologia atualmente passou a ser uma prática pedagógica do professor de matemática , a chamada educação digital.
A associação da técnologia com a matemática passa pela socialização da turma, mudando o cotidiano escolar. Está estrategia é uma integraçã dos conhecimentos produzidos na universidade com a educação básica.
Um grande exemplo dessa integração é o projeto “Funções da Água”, realizado por acadêmicos do curso de licenciatura em matemática em alunos do nono ano utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
Nesse projeto as ferramentas utilizadas foram a internet e um software desenvolvido pelos