SAÚDE
A VALORIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS
REUNIÕES PEDAGÓGICAS ESCOLARES
Fabiana Ritter Antunes
Carla Prado Kronbauer
Hugo Norberto Krug
Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
Resumo: Este artigo se refere a uma reflexão acerca de que maneira a disciplina de Educação Física, e os professores desta, são reconhecidos dentro das reuniões pedagógicas escolares. O estudo teve como caminho metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva – interpretativa. Os investigados foram 13 professores da disciplina de Educação
Física de escolas da rede municipal de Cruz Alta – RS. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para a coleta das informações. A interpretação das informações ocorreu na forma de análise de conteúdo. Concluiu-se que há uma desvalorização quanto à participação do professor de Educação Física nas reuniões pedagógicas escolares, de modo que ele não possa usufruir desses momentos como espaço formativo para si e na colaboração às ações pedagógicas dos colegas.
Palavras-chave: educação física escolar; espaços formativos; reconhecimento profissional.
INTRODUÇÃO
A formação docente no Brasil, de um modo geral, tem passado por mudanças influenciadas por novos paradigmas construídos a partir das transformações ocorridas nos diversos setores da sociedade, dentre eles, o econômico, o político e o social.
Há também um processo de desvalorização da profissão docente e da autoridade intelectual, pedagógica e moral do professor, evidenciado no âmbito escolar ou fora dele. A desvalorização econômica da profissão docente é um dos fatores que mais contribui para que esta profissão figure como uma das menos procuradas na atualidade, inclusive aparecendo como uma área já carente de profissionais.
28
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 12, n. 1, 2013
A valorização da participação dos professores