Educação Integral
Santa Catarina, com a elaboração de sua proposta curricular no final da década de 80, pode ser considerado um dos estados pioneiros no Brasil na definição de diretrizes curriculares para nortear o planejamento dos currículos de suas redes de escolas estadual e municipais. As universidades comunitárias e públicas distribuídas, há mais de 50 anos, por todas as regiões do Estado, participaram ativamente do movimento que resultou na primeira versão da proposta curricular. E esta participação realimentou, nessas universidades, o processo de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica com base na proposta curricular.
Arrisco afirmar com elevado grau de certeza que, em conjunto com as características socioeconômicas de Santa Catarina, a proposta curricular, a rede de universidades em todo o Estado e a formação de professores nessas universidades, tendo como base a proposta, são os fatores que vêm garantindo ao Estado resultados consistentes nas avaliações nacionais e internacionais de qualidade da educação em âmbito nacional.
Porém, nos últimos anos, tem-se observado que esse esforço começou a perder força dadas as mudanças no âmbito educacional que foram se apresentando ao longo do tempo, destacando-se aspectos como a introdução de novas tecnologias e questões relativas à diversidade, frutos de profundas alterações que a sociedade contemporânea vem experimentando.
Proposta Curricular_final.indd 3 21/11/2014