Educação integral: em busca de qualificação profissional
RESENHA
CENPEC. Percursos da educação integral em busca da qualidade e da equidade. São Paulo: CENPEC: Fundação Itaú Social - Unicef, 2013. P. 65-104.
Educação integral: em busca de qualificação profissional
"Novas situações de aprendizagem pedem um novo educador", é o segundo capitulo do livro "Percursos da Educação Integral: em busca da qualidade e da equidade". Este capítulo apresenta uma série de experiências de formação continuada dos profissionais da educação integral em diversos locais do país.
A maioria das pessoas associa o ato de educar as instituições escolares e aos profissionais com formação acadêmica que nela atuam. No entanto nos últimos anos essa ideia tem mudado e novos espaços, metodologias e pessoas tem se inserido nesse conceito tão fechado. Essa educação que antes era considerada função principal da escola passou a ser dever de toda sociedade e o conhecimento antes transmitido pelo professor pode ser passado por outras pessoas e não apenas aqueles que possuem formação acadêmica.
Uma das propostas da educação integral é mobilizar toda a comunidade escolar para participar do processo de formação de crianças, adolescentes e jovens, não apenas os professores, educadores e gestores. A educação integral busca inserir diversas instituições, espaços e pessoas incentivando-as a participar do projeto politico pedagógico da escola. Essa inserção da sociedade resulta em mais possibilidades do desenvolvimento, das praticas, dos saberes e de novas metodologias e espaços para o desenvolvimento das propostas de ensino-aprendizagem.
Alguns professores ainda repetem os mesmos modos de “ensinar” e “ser professor” igual aos seus professores antigos. E nesse cenário de mudança na pratica e no espaço educativo essa atitude dificulta essa renovação. Essa busca pelo aperfeiçoamento deve ser um ideal para todos os educadores, gestores e a comunidade escolar em geral.
Dessa maneira a formação continuada do professor que vai atuar na