Educação do campo em tempo integral
FABIANA CRISTINA ZAZULA
ROSA DE OLIVEIRA NASCIMENTO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL
RESUMO
Este estudo teve como objetivo analisar a educação em tempo integral; no interesse do estudo com reflexões da proposta de escola do campo. A grande meta da Educação do Campo é, portanto, garantir para os povos do campo uma Educação Básica comprometida com um modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceita. Este trabalho consta de pesquisas; bibliográfica, onde podemos buscar uma solução mais ampla da educação do campo como aprendizado.
Palavras chaves: Educação; Educação Integral; Educação do Campo.
INTRODUÇÃO
A Escola em Tempo Integral propõe a ampliação das oportunidades educacionais, para além dos conteúdos propostos pela grade curricular, com isso contribui para a formação do aluno visando o aprimoramento profissional. Com proposta da Educação do Campo, acredita-se que a Escola em Tempo Integral vem oportunizar o aluno à novas perspectivas de conhecimentos quanto ao meio rural, onde esta inserido.
Tratando de um assunto extremamente atual, onde podemos observar nas leis que a finalidade da educação é proteger o educando, fazendo com que o mesmo possa ser preparado para o exercício da cidadania, sendo qualificado para disputa no mercado de trabalho com dignidade e condições intelectuais para ter êxito em uma futura profissão.
A educação na sociedade brasileira tem sido definida por concepções de um processo histórico que tem desvinculado para caminhos de natureza cartesiana, pragmática, reprodutivista, crítica-reprodutivista, ou simplesmente crítica, libertadora, liberal, neoliberal, pós-moderna, enfim; uma educação que se desenvolveu acompanhando a trajetória histórica e trouxe avanços à sociedade brasileira principalmente na área da pesquisa, responsável pela inovação tecnológica também para a zona rural.