educação informal
O que é a Educação informal?
A educação informal possui muitas significações distintas. Autores como Brandão (1985), definem como sendo aquela que está relacionada com o processo “livre” de transmissão de certos saberes, tais como: a fala comum a um dado grupo, as tradições culturais e demais comportamentos característicos das diversas comunidades presentes em uma sociedade. Outros como Furter (1978) definem como sendo todo e qualquer processo educativo ocorrido em instituições que não pertençam as Redes Escolares de Ensino (escolas federais, municipais e estaduais além de escolas privadas credenciadas pelos órgãos educacionais competentes). É realizada na família, como primeiro e privilegiado espaço de transmissão da cultura, se estendendo ainda no convívio com amigos, nas atividades de trabalho e lazer, nos veículos de informação, etc.
A educação informal caracteriza-se por não ser intencional ou organizada, mas casual e empírica, exercida a partir das vivências, de modo espontâneo.
Educação informal abrange todas as possibilidades educativas, no decurso da vida do indivíduo, construindo um processo permanente e não organizado.
Assistemática também conhecida como informal, não se tem um cronograma ou uma intenção definida ela se dá de maneira aleatória (assistemática), ex: na família, nas igrejas na nossa comunidade, etc.
A Educação transmitida pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas etc. são considerados como temas da educação informal.
A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico. Na atualidade percebe-se que a educação informal parece pouco importar, a família esta deixando para que a escola eduque os seus filhos, já a escola esta limitada e